Como se tornar um Gerente de Projetos?

Se você está em busca de um cargo ideal, talvez já tenha ouvido falar em Gerente de Projetos. Será que vale a pena ser Gerente de Projetos? Vale a pena se você tiver as habilidades necessárias e estiver preparado para tirar certificações na área.

Por isso, entenda mais detalhes sobre como se tornar um Gerente de Projetos.

O que significa gerenciar projetos?

As principais tarefas de um Gerente de Projetos são planejar, executar e controlar a execução de um projeto. Para fazer isso de forma correta, o Gerente de Projetos precisa realizar tarefas técnicas relacionadas às atividades, além de ficar trabalhar suas relações interpessoais. Isso porque um Gerente de Projetos é o líder de uma equipe e precisa se comunicar com ela, além de motivar e liderar.

Um profissional competente precisa se manter atualizado na área. Além disso, é necessário equilibrar o conhecimento técnico com suas habilidades interpessoais. O objetivo geral é o alinhamento dos projetos e estratégias de organização.

Um Gerente de Projetos precisa ter uma visão ampla do trabalho a ser realizado. Ele também precisa manter o projeto alinhado ao negócio da empresa, além de lidar com pessoas o tempo todo.

A carreira de Gerente de Projetos é atrativa por muitos fatores, seja pelo seu status ou por ser um cargo de gestor. Independente dos motivos, essa é uma profissão muito cobiçada por profissionais experientes e recém-formados. Só por isso já dá para perceber que vale a pena ser Gerente de Projetos.

Como se tornar um Gerente de Projetos?

Não importa seu perfil profissional. Se você está disposto a desenvolver as habilidades inerentes à um Gerente de Projetos e adquirir o conhecimento necessário, você pode se tornar um. Confira quais são as qualificações acadêmicas necessárias.

  • Capacitação

Caso você nunca tenha trabalhado como Gerente de Projetos, é importante adquirir conhecimento sobre o tema. Ou seja, fazer um curso de gerenciamento de projetos. Não importa se o curso é presencial ou online.

Qualquer conhecimento originado de um curso vai esclarecer muitos temas básicos sobre gerenciamento de projetos. Isso é fundamental para a aplicação do conhecimento em seu cargo de Gerente de Projetos.

  • O conhecimento na prática

Com base no conhecimento adquirido, você pode exercitar sua capacidade de gerenciamento de projetos. Pode ser a festa de um amigo ou o planejamento de uma viagem, por exemplo.

Já em uma empresa, entenda como ocorre a interação de um Gerente de Projetos e seja proativo. Você pode ajudar nas funções.

Outra oportunidade é o voluntariado. Esse tipo de função melhora seu currículo e permite a você praticar o gerenciamento de projetos. Isso vai proporcionar muita experiência prática, além de trazer benefícios para o seu local de voluntariado.

Dessa forma, você vai adquirir experiência no gerenciamento de projetos. Assim que você se sentir confiante entre o conhecimento e a prática, já pode lidar com projetos de empresas.

Por isso, é hora de melhorar seu currículo e se candidatar às vagas para Gerente de Projetos. Fale sobre seu conhecimento teórico e suas práticas também. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *