6 dicas para conseguir uma promoção no trabalho

Conseguir uma promoção no seu emprego não depende apenas do seu chefe. Você precisa trabalhar com dedicação e boa vontade, além de ter alta produtividade em suas tarefas profissionais.

Uma dica importante é se vestir bem em todos os dias de trabalho. Não importa se você usa óculos ou lente preço. É importante mostrar que você fica apresentável e está preparado para um cargo superior.

No entanto, para ser promovido, ainda é preciso mais. É necessário entender os processos internos da empresa e desenvolver qualidades para seu novo cargo.

Por isso, confira 6 dicas para conseguir promoção no trabalho.

1 – Entenda qual é seu objetivo

É recomendado que você liste seus objetivos profissionais e organize suas tarefas para conseguir uma promoção. Se aproxime de pessoas que trabalham no setor em que você deseja a promoção. Sem ser invasivo, pergunte sobre o cargo para seus colegas de trabalho.

Aprenda a exercer atividades básicas do cargo e trace um caminho para percorrer, identificando ações que você pode ter para conquistar sua promoção.

2 – Desenvolva inteligência emocional

Mesmo que você demonstre habilidades suficientes para ser promovido, é preciso entender que cobranças irão acontecer. Por isso, você deve desenvolver sua inteligência emocional para ter controle e postura no novo cargo. Dessa maneira, você vai saber lidar com a pressão e as novas responsabilidades.

3 – Tenha iniciativa

Entenda bem sobre a missão, valores e visão da empresa. Saiba o que a empresa espera de seus colaboradores. Também entenda o que é necessário aprender a mais para ser promovido.

Pode ser que o cargo de seus sonhos exija inglês fluente. É uma boa hora para investir em um curso de idiomas.

Além disso, mantenha uma postura profissional no ambiente de trabalho. Ensine tarefas para colegas e colabore com outros setores da empresa. É fundamental tomar a iniciativa para colaborar.

4 – Entenda os processos da empresa

Uma promoção não significa apenas mudar seu comportamento. É necessário entender quais são os processos internos da empresa para promover alguém e também ser mais proativo em suas atividades cotidianas. Se você entender que a recomendação de um superior é boa para ser promovido, invista em conseguir uma. Ou procure saber se há processos seletivos internos na empresa, por exemplo.

5 – Tenha bons relacionamentos interpessoais

Nada adianta ter as habilidades necessárias para o novo cargo, conhecimento e não saber lidar com seus colegas de trabalho de forma assertiva e respeitosa.

Tenha um bom relacionamento com clientes, colegas de trabalho, líderes de departamentos e parceiros da empresa. Dessa forma, as pessoas só vão falar bem de você.

6 – Saiba receber feedbacks

Um feedback serve como ferramenta para você ponderar certas coisas e ter um melhor desenvolvimento pessoal e profissional. Portanto, não leve o feedback como uma crítica, e sim uma sugestão de melhorias.

Você só tem a ganhar ao ter uma postura assim, já que vai se tornar um profissional muito melhor e que só agrega valor para a empresa. Não esqueça que a empresa também possui expectativas em colaboradores que são promovidos. Por isso, já se prepare e realize melhorias em si mesmo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *