Conheça as estratégias de SEO para alavancar seu e-commerce

Com a expansão dos negócios, os empreendedores precisam investir em estratégias que ajudem a dar mais visibilidade para a sua marca. Entender o conceito de seo como funciona pode ser uma excelente maneira de ter boas taxas de conversão e atrair tráfego qualificado para o site.

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de técnicas que otimizam os mecanismos de busca. 

Com a criação de estratégias focadas na otimização de páginas, sites e blogs, as empresas podem obter bons números nos rankings dos buscadores, gerando tráfego orgânico e autoridade.

SEO para e-commerce

Para conseguir vender mais, as empresas precisam tornar o seu trabalho conhecido. 

Pensando no universo do e-commerce (loja virtual), os empreendedores precisam utilizar palavras-chave que facilitem a busca do site e de seus produtos, seja na própria vitrine virtual ou em um blog integrado à loja.

Para isso, a técnica consiste em ações que permitem o bom posicionamento nos buscadores e redes sociais. 

Com isso, os próprios usuários podem encontrar o site ao fazer pesquisas nos mecanismos de busca e nos campos de “explorar” das redes, algo que fortalece a imagem e credibilidade do negócio.

Isto posto, os negócios no ambiente digital podem ter destaque, graças às estratégias de Marketing Digital que permitem que o site, blog ou página fique em evidência, aumentando assim as oportunidades de vendas.

Por que investir nas estratégias de SEO?

Como pode ser percebido, a principal vantagem é ser visto/localizado pelo potencial cliente.

O principal objetivo das técnicas de SEO é gerar tráfego orgânico, ou seja, mais visualizações e visitas nos sites, algo que aumenta as chances de vendas.

Contudo, antes de investir tempo nas técnicas de SEO, conhecer alguns dos seus benefícios e formas de realizar a ação com qualidade e estratégia, é fundamental para implementá-lo com efetividade no seu e-commerce.

Alguns dos pontos positivos são:

  • Aumenta a credibilidade do negócio;
  • Gera economia;
  • Potencializa o tráfego (e, consequentemente, as vendas);
  • Melhora o posicionamento nos buscadores;
  • Atrai clientes mais qualificados;
  • Traz mais autoridade e fortalecimento da marca.

Estes são alguns dos benefícios que podem ser aproveitados, tornando o seu e-commerce um grande sucesso. Confira a seguir as ações e estratégias que podem ser aplicadas para implementar o SEO e obter os benefícios mencionados.

Estratégias de SEO que podem ajudar nos negócios

Conhecendo os pontos positivos do SEO no e-commerce, os empreendedores podem buscar ajuda dos profissionais de marketing para criar algumas estratégias para garantir o sucesso do negócio, seja ele de venda de computador ou de carregador para celular, buscando aplicar as principais estratégias em conjunto com os especialistas para ter melhores resultados.

  1. SEO On Page

É um tipo de otimização feita na própria página do site. Esta estratégia acrescenta descrições em imagens, na URL, programação das páginas e em textos publicados.

Tais fatores melhoram a experiência da página e leitura do site pelos algoritmos, algo que facilita o processo de busca e ranqueamento conforme o segmento abordado.

  1. Otimização de palavras-chave

Esta é considerada a primeira estratégia de SEO e consiste em encontrar termos que você deseja ranquear e que são comumente usados pelos potenciais clientes, podendo ser aplicados na homepage, posts do blog e páginas dos produtos.

Este processo de utilizar as palavras-chave é muito importante para ações orgânicas, contudo, são ações que podem ser utilizadas ao verificar como anunciar no Google Ads, otimizando ainda mais o resultado da campanha paga e do posicionamento e oportunidades gerais do site.

Assim, ao usar as palavras, sempre que as pessoas realizarem buscas poderão encontrar rapidamente as páginas dos seus produtos, principalmente se a ação for bem aplicada e conciliada com outras boas práticas de SEO.

  1. Tenha bons backlinks

Uma técnica muito comum no marketing para alavancar o tráfego de e-commerces e blogs é a inserção de backlinks (links posicionados estrategicamente) nos conteúdos desenvolvidos para os sites.

O grande objetivo deste recurso é guiar os usuários para conhecer outros conteúdos relevantes publicados pela empresa, bem como trazer mais relevância e valor a marca, visto que expande o alcance a outros usuários e demonstra ao google que tem uma rede de situação – trazendo melhor experiência e profundidade aos materiais dentro do site, ou mesmo com outras páginas que se relacionam ao setor. 

Assim, os backlinks podem ser externos, ou seja, o empreendedor pode utilizar links de outras empresas e fazer a lincagem do site, algo que ajuda na autoridade e a melhorar o ranqueamento, ou interno, criando uma rede mais extensa, ampliando o tempo de permanência e se mostrando autoridade no assunto. 

No caso de parcerias externas, é crucial que as empresas troquem a citação, para ter maior relevância para o Google.

Os profissionais que desejam aumentar o número de clientes do seu site devem considerar o uso desta estratégia de SEO, inclusive nas redes sociais, criando conteúdos com parcerias de outros criadores de conteúdos e páginas (para serem veiculados nas redes do e-commerce), principalmente porque atualmente é possível vincular os dois perfis nas publicações, sejam elas feitas no Instagram Ads ou não.

As plataformas Ads são utilizadas no processo criativo, pois tem um ótimo custo-benefício, funcionamento simples e intuitivo – além de oferecer diversas opções de formatos para os anúncios. 

  1. Otimização para o mobile

A otimização das páginas do e-commerce para os dispositivos móveis é muito importante para o sucesso do negócio.

Isso porque muitas pessoas acessam a internet pelos smartphones, e o Google dá prioridade às páginas que favorecem a boa experiência do cliente independentemente da tela que ele está acessando.

Por isso é necessário que o design das páginas seja responsivo para se adaptar aos formatos de tela dos dispositivos móveis, e pensar no mobile é tão importante quanto saber como funciona o Facebook Ads.

Considerações finais

Estas são apenas algumas das diversas estratégias de SEO que podem ser elaboradas para ter excelentes resultados para o e-commerce.

Um ponto interessante é que as estratégias conseguem atender a diferentes objetivos, como:

  • Aumentar a autoridade da marca;
  • Educar o mercado;
  • Gerar mais vendas;
  • Aumentar o tráfego orgânico;
  • Gerar mais leads (potenciais clientes);
  • Reduzir o CAC (Custo de Aquisição dos Clientes).

Estes são os principais objetivos que podem ser concretizados ao investir na implementação de estratégias de SEO no seu e-commerce.

Portanto, os investimentos em SEO para o seu negócio tem um papel muito importante para melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca, ter mais clientes, autoridade, vendas e, assim, conquistar o reconhecimento do público e do mercado.

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