A importância do gerenciamento de frota para sua empresa de logística

O gerenciamento de frota pode ajudar as empresas de logística de várias maneiras. Além de beneficiar o negócio em geral, pode ajudar a aprimorar as habilidades dos motoristas, reduzir os danos ao veículo e aumentar a satisfação do cliente. 

Se você deseja economizar dinheiro, reduzir riscos e aumentar a conformidade, vamos examinar mais de perto as maneiras pelas quais o gerenciamento de frota pode aprimorar e ajudar sua empresa.

Direção mais segura

Um dos maiores benefícios do gerenciamento de frota é que ele pode incentivar uma direção mais segura. Graças ao sistema de monitoramento do comportamento e hábitos de direção, você pode ver quando há freadas bruscas e / ou acelerações, bem como quando o motorista está sendo imprudente de alguma forma. 

Se informar os seus condutores que este sistema pode mostrar tudo isso, eles podem ficar mais propensos a adotar uma atitude de condução mais segura e económica. Também para motoristas mais desatentos é essencial realizarem teste tdah, para estarem sempre aptos a fornecer os melhores resultados para sua empresa.

Planejamento de rota 

O sistema também permitirá que você produza rotas mais produtivas e eficazes. Embora uma maneira possa ser mais rápida, pode não ser a mais econômica e, portanto, o sistema fornecerá todas as opções. Além disso, você também poderá desviar os motoristas para trabalhos essenciais ou de emergência. 

Por exemplo, se uma emergência surgir, você poderá ver qual motorista disponível está mais próximo do cliente e pode desviá-lo para ele. Economizando dinheiro em combustível, aumentando a produtividade e aumentando a satisfação do cliente graças ao pronto atendimento. 

Reduza os custos de manutenção e combustível

Economizar aqui e ali aumenta seu lucro e o gerenciamento de frota pode ajudá-lo a fazer exatamente isso. Graças a um planejamento de rota mais eficiente e uma direção mais inteligente, você economizará muito dinheiro a longo prazo. Com o tempo, você será capaz de identificar as rotas mais eficientes e planejar uma alternativa para evitar as piores.

Visibilidade da frota

Outro dos muitos benefícios dos sistemas de gerenciamento de frota é a oportunidade que ele oferece com a visibilidade da frota. Com o rastreamento ao vivo por GPS, um gerente pode ver onde seus veículos estão em tempo real. 

O que significa que eles também podem ver onde não deveriam estar. Se, por exemplo, um veículo está usando mais combustível e cronometrando mais km do que o percurso planejado, você sabe que um motorista está usando o veículo para uso pessoal. Com essa visibilidade da frota, você pode resolver diversos tipos de problemas.

Pode ajudar a reduzir os valores do seguro

No longo prazo, o gerenciamento de frota pode trazer grandes benefícios para o seu seguro, veja como:

  • Por ser capaz de monitorar o comportamento do motorista, você pode ver quais motoristas precisam de treinamento extra
  • O gerenciamento da frota, graças às suas capacidades de rastreamento ao vivo, também é uma medida de segurança extra; você pode ver onde seus veículos estão em tempo real.
  • O sistema também pode ajudar a identificar quem foi o culpado em caso de acidente. Se o seu veículo estava parado, por exemplo, você pode mostrar que a reclamação contra o seu veículo era falsa.

No negócio de logística, o GPS não é apenas mais uma ferramenta de navegação, ele faz sentido para os negócios. 

Gerenciamento de frota

O rastreamento de veículos baseado em aplicativos modernos pode abrir uma via de comunicação bidirecional para gerentes de frota e fornecedores.

Otimizando recursos

O rastreamento por GPS pode ajudar os gerentes de frota a cobrir entregas ou coletas usando a rota mais curta ou por estradas não lotadas. Os gerentes de frota podem verificar quais veículos estão ociosos ou os mais próximos de um ponto de coleta.

Melhorando a segurança e o desempenho do motorista 

Os motoristas são a espinha dorsal de qualquer negócio de logística, e sua segurança é primordial. Usando um rastreador de veículos em tempo real, pode-se verificar qual veículo está ultrapassando a velocidade ou tomando rotas inseguras. Alguns aplicativos também registram o padrão de direção de cada motorista.

Permitindo decisões rápidas 

Com o rastreamento ao vivo, os gerentes de frota podem evitar a papelada demorada e enviar mensagens instantaneamente aos motoristas. Eles podem verificar as causas do atraso, se houver, e fazer ajustes oportunos para entregas / coletas programadas.

Melhorar a eficiência de custos 

É possível verificar quanto combustível cada veículo está consumindo, fazendo um determinado trajeto durante uma determinada hora do dia. Pode ajudar os proprietários a prever o custo de coleta e entrega para uma semana inteira ou até mesmo um mês e economizar muito.

Minimizando o risco de roubo 

O roubo de cargas / veículos é uma preocupação real. Com os rastreadores GPS enviando sinais constantes sobre a localização do veículo, o risco de roubo diminui significativamente. O rastreamento por GPS oferece a localização ao vivo de cada veículo. Minimizar os riscos da remessa pode melhorar a reputação da empresa.

Aumento da satisfação do cliente 

A entrega oportuna auxiliada por análise de dados inteligente de rastreamento ao vivo, pode ajudar a melhorar os níveis de satisfação do cliente.

O rastreamento de veículos não é mais um luxo. É uma necessidade para todas as empresas de transporte e logística que lidam com frotas para serviços de entrega / coleta ou transporte de passageiros. O rastreamento de veículos ao vivo é um investimento de longo prazo que permite ao proprietário de uma empresa de logística gerenciar com eficácia a frota.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *