Não consegue manter um emprego devido à ansiedade? Siga estas dicas
A ansiedade é definida como um sentimento intenso, excessivo e persistente de preocupação e medo sobre situações cotidianas. Os sintomas comuns de ansiedade incluem batimentos cardíacos acelerados, suor excessivo, respiração rápida e sensação de cansaço ou fadiga. Existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade, incluindo transtorno de ansiedade social, transtorno do pânico, transtorno de ansiedade generalizada e fobia.
Os sintomas de ansiedade são geralmente comuns independentemente do transtorno, embora sua duração e frequência variem, assim como os critérios de diagnóstico para cada condição. Considerando que a ansiedade está comumente ligada ao estresse, não é surpresa que muitas pessoas não consigam um emprego devido à ansiedade ou lutem para manter seus cargos devido a condições como ansiedade social ou transtorno de ansiedade generalizada.
A ansiedade pode afetar gravemente a capacidade de uma pessoa trabalhar e ganhar a renda necessária para pagar suas contas, mas também pode levar a uma ampla gama de distúrbios em outras áreas de suas vidas. Se você puder se relacionar, abaixo estão alguns sinais comuns de ansiedade no trabalho que você pode estar exibindo:
- Recusar a promoção devido ao medo das responsabilidades futuras do novo cargo
- Dar desculpas para evitar interagir com colegas de trabalho e colegas
- Evitar reuniões sociais nos locais de trabalho, como almoços de funcionários ou festas de fim de ano
- Não ser capaz de cumprir prazos ou concluir suas tarefas de forma consistente
- Menor desempenho no trabalho
- Dificuldade em manter relacionamentos pessoais ou amizades no trabalho
- Dificuldade de concentração nas tarefas
- Dificuldade em falar em público, apresentar e interagir com os clientes
Para os empregadores que buscam melhorar o ambiente de trabalho de suas equipes, a alta rotatividade de funcionários não apenas leva a um desperdício excessivo de dinheiro em recrutamento e candidaturas a empregos, mas também é um sinal de alta ansiedade no local de trabalho. Embora o estresse nem sempre seja evitável e, às vezes, seja benéfico garantir que tudo seja feito, se sua empresa tiver muitas rotatividades, encontre maneiras de criar um ambiente calmo e produtivo, em vez de estressante e indutor de ansiedade.
Como Lidar com a Ansiedade no Trabalho
Causas comuns de ansiedade no trabalho incluem assédio e intimidação no local de trabalho, prazos, problemas com colegas de trabalho, prazos frequentes, falta de controle e poder, falta de direção e supervisão, baixo salário, falta de benefícios e muito mais. Infelizmente, não existe emprego ou ambiente de trabalho perfeito. Sempre haverá aquele colega de trabalho com quem você luta para se dar bem ou aquele supervisor que parece ter problemas com você.
No entanto, você não pode desistir de todos os empregos, porque nunca terá um! Para aqueles que não conseguem manter um emprego devido à ansiedade, aqui estão algumas dicas que você pode seguir para ajudá-lo a gerenciar sua ansiedade no trabalho e aprender a tirar o máximo proveito de sua posição.
- Consulte um médico: se você nunca foi ao médico por causa da ansiedade, mas apresenta todos ou a maioria dos sinais listados acima, é hora de fazer um check-up. Receber um diagnóstico, se você não tiver um, pode lhe dar a tranquilidade de saber que você tem um distúrbio legítimo e que esses sintomas não estão todos na sua cabeça.
- Aprenda sobre a ansiedade e o que o desencadeia: Depois de ser diagnosticado com um transtorno de ansiedade ou receber orientação de um médico, informe-se o máximo que puder sobre sua condição. Isso também significa anotar as coisas que desencadeiam seus sintomas. Pode ser uma pessoa, lugar ou coisa. Embora seja fácil dizer que o trabalho, em geral, causa ansiedade, tente ser específico para se beneficiar ao máximo desse exercício.
- Fale com um supervisor de confiança: especialmente se a fonte de sua ansiedade for um determinado supervisor ou gerente, falar com eles sobre como você se sente pode ajudar. Se sua ansiedade resultou de uma discussão ou talvez vocês dois pareçam se irritar, pode ser benéfico falar com essa pessoa sobre como melhorar seu relacionamento no trabalho. Seu gerente ou supervisor também pode não estar ciente de como você está se sentindo e pode ter novas práticas estabelecidas que podem ajudar.
- Pratique o gerenciamento do tempo: aprender a ter um emprego com ansiedade também envolve se organizar. A falta de organização aumenta o estresse das tarefas diárias, prazos e reuniões. Quando não estamos organizados, é mais provável que as coisas sejam extraviadas, as reuniões sejam perdidas e as tarefas não sejam cumpridas. Uma ótima maneira de reduzir o estresse e a ansiedade no trabalho é manter uma agenda rígida ou criar uma lista de tarefas diárias para garantir que você esteja focado e possa se manter no caminho certo.