Motivos para você parar de usar copos descartáveis na sua empresa

O Brasil produz cerca de 100 toneladas de copos descartáveis por ano e eles não são descartados da maneira correta. Esse descarte de forma incorreta faz muito mal ao meio ambiente.

Uma boa alternativa para preservar o meio ambiente é utilizar copos laváveis ou até personalizar caneca online. Dessa forma, é só utilizar o utensílio e lavar depois, sem produzir mais lixo.

Por isso, conheça alguns motivos para você parar de utilizar copos de plástico em sua empresa. 

1 – Copos descartáveis não são biodegradáveis

Para entender melhor, um copo plástico jogado na natureza demora entre 250 a 400 para se decompor. Além disso, é um material de baixo custo e usado de forma inconsequente pela maioria das pessoas. Por ser mais barato, ele é uma opção mais acessível. Por isso, é mais utilizado também.

2 – A produção de copos descartáveis utiliza muita água e energia elétrica

 Atualmente em nossa sociedade, é muito discutida a economia de água e utilização de fontes renováveis de energia elétrica. Já que a produção de copos descartáveis envolve muita água e energia elétrica, existe a utilização inconsequente desses recursos. Isso é prejudicial ao meio ambiente. Esse é outro fator para que você utilize copos laváveis ou canecas. 

3 – Copos descartáveis são prejudiciais para saúde

Na composição de copos descartáveis há um componente chamado Estireno. Segundo uma pesquisa da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em contato com o café quente, o copo descartável pode soltar uma quantidade da substância acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde. Um dos maiores riscos é que a substância em níveis não seguros pode causar câncer.

4 – Copos descartáveis exigem muito água para reciclar e pouco custo X benefício

Pode parecer uma informação errônea, mas reciclar copos descartáveis não é uma boa opção. Isso demanda uma quantidade enorme de água. Além disso, o custo X benefício de reciclar esse material não é vantajoso, por isso o descarte inconsciente é realizado.

5 – Muitos copos descartáveis nos aterros sanitários

Existe a produção anual de 100 toneladas de copos descartáveis no Brasil. E cada vez mais o Brasil faz o descarte desses resíduos em aterros sanitários.

Isso se agrava porque nosso país não tem uma conscientização voltada para a reciclagem, nem para separar o material corretamente.

6 – O custo dos copos descartáveis pode ser grande

Por mais que o custo de um copo descartável por unidade seja acessível, isso faz diferença no orçamento quando comprados demais, como por empresas ou para eventos. Esse custo pode ser nulo caso os copos de plástico sejam substituídos por opções laváveis. Ou seja, um copo de vidro, uma caneca ou um copo de plástico lavável tem apenas o primeiro custo de compra.

7 – A produção e transporte de copos descartáveis gera poluição

Na produção, os copos descartáveis geram CO2 (dióxido de carbono), que vão para o ar e poluem nossa atmosfera. Além disso, o ambiente é poluído através do transporte dos copos para locais de venda e outros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *