Os benefícios do café para o trabalho home office

A rotina dos brasileiros por conta da pandemia da COVID-19 foi alterada. O isolamento social foi imposto como uma medida importante de prevenção da disseminação da doença.

Por isso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) incentivou as empresas a adotarem o modelo home office de trabalho. Dessa forma, não foi preciso interromper as atividades das empresas e ao mesmo tempo, a medida protege os colaboradores.

Diante desse cenário, a adaptação rápida foi difícil. Por isso, o café passou a ser um aliado na hora de ser produtivo mesmo no modelo home office. O café estimula a atividade mental e proporciona mais energia para que as tarefas profissionais sejam concluídas com eficácia, rapidez e qualidade.

Para guardar com segurança o café em casa, uma embalagem café gourmet é uma opção ideal. Basta armazenar o café lá dentro e retirar apenas na hora de preparar um café fresquinho.

O café traz muitos benefícios aos colaboradores que estão em home office. Um componente do café responsável pelos benefícios é a cafeína. Ela entra em contato com o sistema nervoso central e traz uma ação estimulante.

O sono também diminui e a energia aumenta. Os efeitos mais notáveis do café no organismo são:

  • Melhora do desempenho cognitivo e psicomotor;
  • Maior concentração;
  • Melhor desempenho em tarefas simples;
  • Aumento da vigilância auditiva;
  • Diminuição da sonolência;
  • Diminuição do cansaço;
  • Entre outros.

Por isso, se consumido de forma moderada, o café só traz benefícios para o trabalho em casa.

Quais são os melhores horários para tomar café?

Para que as propriedades do café como a cafeína sejam melhor absorvidas pelo organismo, é preciso consumir a bebida em certos horários.

O horário de consumo ideal é entre 9h30 e 11h30 ou entre 13h30 e 17h. É importante lembrar que no período da noite, a ingestão de café deve diminuir. Se for ingerido muito café à noite, pode afetar sua qualidade de sono.

Além disso, especialistas recomendam tomar apenas quatro xícaras grandes de café por dia, fracionadas durante o dia. A quantidade pode ser dividida em menos goles por vez, desde que não ultrapasse o limite de 500g por dia.

Por que pausas para o café durante o home office são importantes?

Uma outra vantagem que o café pode trazer para o colaborador em home office é acelerar a atividade mental.

Mesmo no trabalho em casa, são muitas demandas e prazos para cumprir. Já é comprovado que o cérebro só fica concentrado em uma tarefa pelo período de 60 a 90 minutos. Depois, é recomendado ficar de 15 a 20 minutos em um intervalo para o cérebro descansar.

Por isso, as pausas são fundamentais para manter o nível de produtividade no trabalho home office. Para agregar mais benefícios com os intervalos, vale consumir um pouco de café para aumentar a associação de ideias e diminuir a sonolência e o cansaço.

É muito importante ter uma rotina estabelecida no modelo home office de trabalho e pausas são indispensáveis. É recomendado também ter um horário para começar e um horário para terminar. Além disso, fazer um cronograma com as tarefas do dia e começar pelas demandas prioritárias também melhora a produtividade.

Com a ajuda do café nas pausas, o colaborador só vai aumentar o foco e a concentração nas tarefas profissionais, sendo mais produtivo mesmo em home office.  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *