Quais as vantagens de se tornar um MEI?

Quando você se torna um MEI, automaticamente você abre um CNPJ em seu nome. Isso pode ser muito vantajoso quando é necessário fazer negócios com o nome de uma empresa, como realizar a locação de andaime para uma construção civil, por exemplo. No entanto, também é possível alugar andaime em nome de uma pessoa física. A escolha é sua. 

Se você já é um autônomo, as vantagens de se tornar um MEI podem não parecer vantajosas, já que envolve pagar um valor por mês e cumprir algumas obrigações. No entanto, você também tem alguns direitos ao se tornar MEI, como benefícios sociais.

Um MEI ou Microempreendedor Individual é um modelo mais simples de empresa para você que trabalha por conta própria em atividades não regulamentadas por entidades de classe. É o caso de pintores, vendedores de roupas, eletricistas, cabeleireiros e proprietários de minimercados, entre outros. 

Ao se tornar um MEI, você como autônomo ganha um registro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Só é necessário pagar um único valor mensal que são os tributos de sua atividade. Ou seja, o regime de tributação é único e simples.

Quais são as vantagens de um MEI?

As vantagens de ser um MEI incluem direito à previdência social, modelo simples de tributação, ter um CNPJ sem custo e burocracia, além de outros benefícios, sem importar o local da empresa, seja em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Confira mais vantagens de se tornar um MEI:

  • Você tem direito a benefícios previdenciários como pensão por morte para sua família, salário-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria por idade ou invalidez;
  • Você tem acesso a produtos bancários como crédito com condições especiais por ser um MEI;
  • Modelo simples de tributação, com apenas um valor acessível por mês e referente ao INSS, ISS ou ICMS;
  • Você pode se inscrever no CNPJ sem custo nenhum e nenhuma burocracia;
  • Você pode emitir notas fiscais;
  • Você pode ter apoio técnico do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Quais são as desvantagens de um MEI?

Apesar de todas as vantagens apresentadas, o modelo MEI tem algumas características que podem ser consideradas como desvantagens.

  • Você tem o limite de faturamento anual de R$81 mil. Sua empresa pode crescer e o valor aumentar. Caso ele seja ultrapassado, você terá que migrar para outro porte de empresa como empresa de pequeno porte ou microempresa;
  • Você só pode contratar um colaborador. Se você precisar realizar mais contratações, será necessário enquadrar sua empresa em outra categoria;
  • Você não pode abrir filiais. Um MEI só pode ter apenas um ponto de empresa. Caso você queira abrir mais de uma sede, será necessário migrar de porte;
  • Você não pode ser sócio, dono ou administrador de outra empresa. Ou seja, para ter outro negócio será necessário mudar o porte da empresa ou dar baixa no CPNJ criado.

Foram apresentadas as vantagens e as desvantagens em se tornar um MEI. O processo é fácil, rápido, sem burocracia e a maioria dos trâmites é realizado pela internet. Por isso, se você é autônomo, não deixe passar a oportunidade de ter todos os benefícios de ser um MEI. 

Posted in MEI

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *