Confira 3 dicas inteligentes para você usar seu FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem sido bastante discutido ultimamente. No entanto, ainda há dúvidas sobre o tema. O FGTS é um direito dos trabalhadores garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Para os trabalhadores, ele pode ser uma oportunidade de pagar dívidas, adquirir um imóvel ou até melhorar a condição financeira de vida.

Há algumas maneiras inteligentes para você aplicar seu FGTS em vez de gastá-lo aos poucos e acabar com tudo sem perceber. Confira 3 dicas inteligentes para você usar seu FGTS.

1. Pague todas as suas dívidas

Apenas no começo de 2019, cerca de 62 milhões de brasileiros estavam com o nome negativado. Por isso, antes de pensar em gastar seu FGTS aos poucos, você pode usá-lo para quitar todas as suas dívidas ou a maior parte delas.

Isso é importante para você conseguir crédito no mercado, como empréstimos, cartões de crédito com limite de acordo com sua renda e até financiamentos.

Por isso, entre no site Serasa Limpa Nome ou entre em contato com as instituições que têm dívidas pendentes para quitar pelo menos a maior parte delas.

Você pode priorizar algumas dívidas mais caras, com juros altos e com maior período de parcelas, como empréstimos ou parcelamentos no cartão. Isso pode dar a você uma vida financeira mais saudável.

2. Tenha um fundo de emergência

Caso você não tenha dívidas grandes pendentes e nenhuma necessidade de adquirir um bem material muito caro com pagamento à vista, vale criar um fundo de emergência. Ele deve ser usado com imprevistos, como despesas médicas, viagens inesperadas, reformas na casa ou até para trocar aparelhos eletrônicos.

Dessa forma, seu fundo de emergência será utilizado na hora da verdadeira necessidade, sem você recorrer à sua renda mensal para ter mais custos.

Você pode abrir uma poupança, que tem rendimento satisfatório e deixar o dinheiro render. Não deixe tudo em casa ou na conta corrente. Deixar em casa pode ser um risco para assaltos ou furtos e caso você deixe na conta corrente, você pode gastar sem perceber.

3. Pratique o empreendedorismo

Utilizar o FGTS para empreender e começar um negócio do zero é uma ótima forma de aplicar seu dinheiro. O empreendedorismo é uma forma de ter uma renda complementar, além de poder ser algo de sua preferência e a oportunidade perfeita para você ser seu próprio chefe.

Você pode usar seu FGTS para adquirir todo o necessário para empreender, seja material físico ou até mesmo vender pela internet. Você pode até conseguir uma renda total do mês com seu empreendimento. Por isso, pesquise por um segmento que agrade você, também pesquise quais são suas necessidades para começar seu negócio novo e faça um investimento que trará retorno.

Você pode, por exemplo, apostar em uma loja virtual que venderá arruela lisa em atacado, além de outros tipos de arruelas. Esse é um segmento que cresceu muito nos últimos anos.

Essa é uma maneira inteligente de aplicar seu FGTS, já que você pode ser seu próprio chefe em um segmento de seu agrado. Pode ser a oportunidade que você estava esperando para realizar um sonho. Por isso, não deixe de levar em conta o empreendedorismo para usar seu FGTS.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *