Você deve cobrar taxas de atraso de pagamento?

O atraso no pagamento é um problema comum para muitas empresas. Com que frequência você concluiu o trabalho, enviou uma emissao de nfe com e esperou semanas, se não meses, para receber o pagamento? Ou pelo menos já ouviu falar de histórias como esta?

Uma solução comum para lidar com pagamentos atrasados ​​é cobrar uma taxa de pagamento atrasado. É a solução óbvia, certo? Você dá ao cliente um empurrão para pagar agora, ou eles incorrem em mais custos ao longo da linha.

Mas é assim tão simples? Não há situações em que é uma má ideia? E uma vez que você decidiu cobrar uma taxa de pagamento atrasado, quanto você cobra? Há, de fato, muito a considerar. Neste post vamos explorar tudo:

Por que cobrar taxas de atraso no pagamento pode ser uma boa ideia

  1. Você precisa do dinheiro — o mais rápido possível . Em tempos difíceis, o fluxo de caixa é especialmente importante. As taxas de atraso de pagamento podem ser um incentivo adicional para fazer com que os clientes paguem mais cedo. Embora, idealmente, você possa evitar tais medidas, a mera ideia de taxas de pagamento atrasadas pode motivar os clientes a pagá-lo assim que puderem, ou pelo menos se comunicar com você se não puderem.
  2. Ele estabelece você como um profissional sério que tem um negócio para administrar. Se você não incluir uma política de multa por atraso, a percepção pode ser de que um cliente que não paga em dia pode repetir esse comportamento.
  3. Você é pago antes de outros contratados. As chances são de que, se esse cliente não está pagando a você em dia, ele está fazendo o mesmo com outros empreiteiros. Mas se você tiver políticas de pagamento mais rígidas e criar confusão, eles moverão seu pagamento para o topo da pilha.

Embora, em princípio, as taxas de atraso de pagamento funcionem, há casos em que elas não são uma boa ideia.

Nada queima pontes mais rápido do que cargas surpresa. Não inclua taxas de atraso de pagamento se os clientes não estiverem esperando nenhuma. Em vez disso, primeiro estabeleça expectativas:

  • Especificar a taxa no início do relacionamento, por escrito, idealmente por meio de um contrato.
  • Especificando a taxa em todas as faturas que você envia. Certifique-se de que esteja visível; não o esconda nas letras miúdas. Da mesma forma, você fica frustrado quando encontra taxas surpresa, enterradas profundamente nos termos e condições, assim como seus clientes.

E se o cliente responder pedindo justificativa, você pode dizer que é, de fato, uma política que você impõe (ou estará aplicando) com todos os novos clientes.

Quanto você deve cobrar?

Vamos supor que você esteja pensando em cobrar uma taxa por atraso na sua empresa de assistência técnica celular. A próxima pergunta que você provavelmente tem é: Quanto eu cobro? Como calcular a taxa de juros? Existe um limite superior? O que é aceitável e o que não é?

Portanto, faça com que a taxa seja suficiente para as pessoas agirem, e não tão exorbitante que o cliente sinta que você está sendo injusto (especialmente se o pagamento estiver atrasado apenas um ou dois dias). Se alguma coisa, isso só vai azedar o relacionamento e você perderá o negócio deles.

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