Quitar as dívidas ou investir? Aprenda a equilibrar as contas na sua empresa!

Imagine que você recebeu algum dinheiro extra (um bônus de emprego, lucros da empresa ou um pagamento que você não esperava). Você está enfrentando a oportunidade de fazer algo de bom para suas finanças.  

Pagar dívidas ou investir? Esse é o dilema. Para alguns, a resposta óbvia é pagar a dívida; no entanto, existem fatores que você deve levar em consideração para decidir de acordo com suas necessidades. A seguir, explicamos os pontos que você deve levar em consideração. 

O que devo fazer primeiro: quitar dívidas ou investir?  

Para alguns, o cenário ideal é ter os níveis mínimos de endividamento para investir integralmente e sem preocupações. No entanto, é importante mencionar que a dívida nem sempre é ruim. 

Quando manuseados corretamente, eles oferecem a você o impulso para atingir alguns objetivos. Um exemplo pode ser o crédito para comprar uma casa, que se torna uma boa dívida porque representará um benefício no futuro. 

Levando em conta o exposto, podemos começar a tomar decisões a partir de um primeiro ponto-chave:  

Avalie o tipo de dívida que você tem 

Como primeiro passo, será necessário conhecer o tipo de dívida ou dívidas que você possui; seja uma dívida boa ou ruim. Saber disso o ajudará a dar o passo certo.  

Uma forma de analisar se a dívida que você tem é boa ou ruim é simples. Basta perguntar a si mesmo e analisar o benefício que isso lhe trará a longo prazo; ou seja, quanto valor você obterá ou como isso ajudará a aumentar sua renda ou manter suas finanças pessoais em boa saúde. 

É comum que a dívida pague por algo que criará valor a longo prazo, como aumentar sua riqueza ou ajudar a gerar mais renda. Por outro lado, as dívidas incobráveis ​​podem ser diferenciadas por não gerarem lucros, ou seja, são itens ou mercadorias que você compra, mas que não são necessários para o seu dia ou dia. Além disso, eles têm uma curta duração ou se depreciam rapidamente. 

Dívida com juros altos  

Se você identificou que a taxa de juros de suas dívidas está alta, será conveniente pagar essas dívidas. É importante levar isso em consideração, pois muitas vezes essas dívidas podem trazer mais problemas de pagamento no futuro, já que o efeito dos juros compostos pode jogar contra isso.  

O mesmo poderia ser aplicado a quem tem a ideia de investir, sob a ideia de encontrar produtos que gerem um retorno equivalente à taxa de juros de suas dívidas, em muito pouco tempo. 

Se você tem dívidas com juros altos, será fundamental optar pelo pagamento das dívidas sobre o investimento e, posteriormente, na hora de liquidá-las, uma opção interessante seria alocar o dinheiro que você estava pagando pela sua dívida para investir. 

Uma vez que você está livre de dívidas, você pode colocar o dinheiro que usou para pagar essas dívidas em investimentos. 

Dívidas com juros fixos  

Se você tem alguma dívida de longo prazo, com juros fixos, que geralmente é o pagamento de hipotecas, o importante seria investir apenas aquele dinheiro extra que você possa ter, já que de alguma forma você não estará comprometendo seus bens ou recursos, como alguém com uma dívida com juros altos. 

Além disso, há uma oportunidade de obter uma boa oportunidade de investimento que gera retornos que excedem os juros que se tem com dívidas desse tipo. 

Se você decidir pagar dívidas em vez de investir  

Depois de fazer um balanço das dívidas que possa ter e tomar a decisão de saldá-las, o ideal é começar por aquelas que cobram os juros mais altos para evitar que se torne difícil de pagar.  

Concentrar-se nas dívidas com juros mais altos e se livrar delas faz parte de um método conhecido como Método dos Juros Mais Altos, que o ajudará a quitar suas dívidas rapidamente. 

Se você decidir investir ao pagar dívidas  

Agora, se você analisou essa opção, significa que suas dívidas estão sob controle, o que pode coexistir com seus investimentos. 

Para começar, é importante que você pense quais são seus objetivos e o período em que deseja alcançar cada um, isso vai te ajudar a identificar em quais instrumentos investir seu dinheiro. 

Se for o investimento no exterior, a Golden Visa Portugal um programa de imigração e investimento em imóveis ou fundos que cresce cada vez mais pode ser uma das possibilidades.

Lembre-se de que estabelecer o prazo de seus investimentos será a chave para alcançar cada objetivo que você definir para si mesmo. Por exemplo, se você deseja garantir a educação universitária de seus filhos ou investir para comprar um carro. 

No primeiro caso, você deve pensar em investimentos de longo prazo que garantam o valor que você precisa; no segundo, você pode considerar instrumentos de curto ou médio prazo. 

Outra opção que pode combinar com seus investimentos é que você invista a renda extra que poderia ter em instrumentos que podem lhe dar retornos maiores, ou renda adicional, e que você pode usar para adiantar o pagamento de suas dívidas. 

Conclusão 

Agora que você conhece os pontos que deve considerar para tomar a decisão de pagar dívidas ou investir, só resta você se adaptar às suas necessidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *