Confira alguns cuidados na hora de comprar um novo imóvel

Na hora de comprar um imóvel novo, podem surgir muitas dúvidas e há muitas decisões a serem tomadas. Não é a compra simples de um produto banal para sua casa, que dá para devolver ou trocar, já que um imóvel, seja casa, terreno ou apartamento, é uma compra de alto investimento. 

Portanto, em primeiro lugar você pode pedir opiniões de amigos e familiares sobre o assunto. Além disso, você terá que lidar com muita burocracia para comprar o tão sonhado imóvel.

Porém, esses pequenos detalhes fazem a diferença na hora de não ocorrer imprevistos na compra de um imóvel. Dessa forma, confira alguns cuidados que você deve ter na hora de comprar um imóvel novo.

1. Escolha uma boa construtora

O primeiro passo para comprar um imóvel sem que ocorram imprevistos é escolher a construtora certa, já que você poderá escolher um imóvel novo, usado ou ainda na planta. Para a escolha do imóvel certo, você terá que levar em conta suas necessidades, quantos serão os moradores do imóvel novo e sua disponibilidade financeira.

Para analisar uma construtora, você poderá olhar o imóvel e apenas depois saber qual é a construtora responsável por ele ou pesquisar sobre construtoras mais confiáveis do mercado e só depois disso averiguar um imóvel.

Dessa forma, você poderá pesquisar por ações judiciais envolvendo a construtora, suas situações fiscal e contábil, além de avaliações de pessoas que já compraram pela construtora, como no site Reclame Aqui.

Só assim você terá bons parâmetros para encontrar a construtora certa para depois, escolher um imóvel ideal para você.

2. Faça um bom contrato de compra e venda

Na hora de fazer o contrato de compra e venda do imóvel, a recomendação é procurar as orientações de um escritório de advocacia ou um advogado especializado.

Um contrato de compra e venda que não é seriamente cumprido ou é redigido de qualquer jeito pode acabar em ações judiciais com altos custos. Por isso, vale a pena procurar consultoria especializada nesse momento tão importante.

3. Registre seu novo imóvel

Esse é um erro cometido por muitas pessoas. Alguns compradores podem achar que só com o contrato de compra e venda, do valor pago e as chaves em mãos, já é certeza de que o imóvel é deles. No entanto, não basta apenas isso para adquirir um imóvel.

Deve ser feito um registro no Cartório de Registro de Imóveis com o nome do novo proprietário do imóvel. Dessa forma, se a casa, terreno ou apartamento não for registrado, ele pode ser alvo de futuras ações judiciais.

4. Pague os tributos pela compra do imóvel

Como em boa parte das transações comerciais, na compra de um imóvel novo existe o dever de pagamento de tributos. Você deve pagar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), de acordo com o Código Tributário Nacional. Esse tributo é municipal, ou seja, é um tributo pago à administração da cidade em que o imóvel está localizado.

O valor do tributo será calculado tendo como base a alíquota de cada cidade em cima do valor venal da casa, terreno ou apartamento.

A legislação estabelece que quem paga o ITBI é o novo proprietário do imóvel. No entanto, nada impede que você e o vendedor do imóvel façam um contrato para que o pagamento desse imposto seja de responsabilidade dele.

Porém, mesmo com contrato, saiba que o valor será cobrado de você e não do vendedor do imóvel.

Conclusão

Comprar uma casa própria, um terreno ou um apartamento é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, além de cuidar dos aspectos econômicos dessa transação, como poupar dinheiro, usar o FGTS, fazer um financiamento e muitos outros, existe a parte burocrática.

Nesse sentido, há alguns cuidados que você deve tomar, conforme dito ao longo do artigo, para não ter dor de cabeça ao comprar um imóvel.

Dessa maneira, siga todas as dicas cuidadosamente, para não se perder em meio a tantos trâmites burocráticos, documentos, impostos e muito mais. Depois, você só terá que curtir seu novo imóvel, sem preocupação nenhuma com futuras ações judiciais.

Essas dicas valem para compradores homens, mulheres, SP transex e todas as pessoas que já podem comprar uma casa, um terreno ou um apartamento próprio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *