Conheça as estratégias de SEO para alavancar seu e-commerce

Com a expansão dos negócios, os empreendedores precisam investir em estratégias que ajudem a dar mais visibilidade para a sua marca. Entender o conceito de seo como funciona pode ser uma excelente maneira de ter boas taxas de conversão e atrair tráfego qualificado para o site.

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de técnicas que otimizam os mecanismos de busca. 

Com a criação de estratégias focadas na otimização de páginas, sites e blogs, as empresas podem obter bons números nos rankings dos buscadores, gerando tráfego orgânico e autoridade.

SEO para e-commerce

Para conseguir vender mais, as empresas precisam tornar o seu trabalho conhecido. 

Pensando no universo do e-commerce (loja virtual), os empreendedores precisam utilizar palavras-chave que facilitem a busca do site e de seus produtos, seja na própria vitrine virtual ou em um blog integrado à loja.

Para isso, a técnica consiste em ações que permitem o bom posicionamento nos buscadores e redes sociais. 

Com isso, os próprios usuários podem encontrar o site ao fazer pesquisas nos mecanismos de busca e nos campos de “explorar” das redes, algo que fortalece a imagem e credibilidade do negócio.

Isto posto, os negócios no ambiente digital podem ter destaque, graças às estratégias de Marketing Digital que permitem que o site, blog ou página fique em evidência, aumentando assim as oportunidades de vendas.

Por que investir nas estratégias de SEO?

Como pode ser percebido, a principal vantagem é ser visto/localizado pelo potencial cliente.

O principal objetivo das técnicas de SEO é gerar tráfego orgânico, ou seja, mais visualizações e visitas nos sites, algo que aumenta as chances de vendas.

Contudo, antes de investir tempo nas técnicas de SEO, conhecer alguns dos seus benefícios e formas de realizar a ação com qualidade e estratégia, é fundamental para implementá-lo com efetividade no seu e-commerce.

Alguns dos pontos positivos são:

  • Aumenta a credibilidade do negócio;
  • Gera economia;
  • Potencializa o tráfego (e, consequentemente, as vendas);
  • Melhora o posicionamento nos buscadores;
  • Atrai clientes mais qualificados;
  • Traz mais autoridade e fortalecimento da marca.

Estes são alguns dos benefícios que podem ser aproveitados, tornando o seu e-commerce um grande sucesso. Confira a seguir as ações e estratégias que podem ser aplicadas para implementar o SEO e obter os benefícios mencionados.

Estratégias de SEO que podem ajudar nos negócios

Conhecendo os pontos positivos do SEO no e-commerce, os empreendedores podem buscar ajuda dos profissionais de marketing para criar algumas estratégias para garantir o sucesso do negócio, buscando aplicar as principais estratégias em conjunto com os especialistas para ter melhores resultados.

  1. SEO On Page

É um tipo de otimização feita na própria página do site. Esta estratégia acrescenta descrições em imagens, na URL, programação das páginas e em textos publicados.

Tais fatores melhoram a experiência da página e leitura do site pelos algoritmos, algo que facilita o processo de busca e ranqueamento conforme o segmento abordado.

  1. Otimização de palavras-chave

Esta é considerada a primeira estratégia de SEO e consiste em encontrar termos que você deseja ranquear e que são comumente usados pelos potenciais clientes, podendo ser aplicados na homepage, posts do blog e páginas dos produtos.

Este processo de utilizar as palavras-chave é muito importante para ações orgânicas, contudo, são ações que podem ser utilizadas ao verificar como anunciar no Google Ads, otimizando ainda mais o resultado da campanha paga e do posicionamento e oportunidades gerais do site.

Assim, ao usar as palavras, sempre que as pessoas realizarem buscas poderão encontrar rapidamente as páginas dos seus produtos, principalmente se a ação for bem aplicada e conciliada com outras boas práticas de SEO.

  1. Tenha bons backlinks

Uma técnica muito comum no marketing para alavancar o tráfego de e-commerces e blogs é a inserção de backlinks (links posicionados estrategicamente) nos conteúdos desenvolvidos para os sites.

O grande objetivo deste recurso é guiar os usuários para conhecer outros conteúdos relevantes publicados pela empresa, bem como trazer mais relevância e valor a marca, visto que expande o alcance a outros usuários e demonstra ao google que tem uma rede de situação – trazendo melhor experiência e profundidade aos materiais dentro do site, ou mesmo com outras páginas que se relacionam ao setor. 

Assim, os backlinks podem ser externos, ou seja, o empreendedor pode utilizar links de outras empresas e fazer a lincagem do site, algo que ajuda na autoridade e a melhorar o ranqueamento, ou interno, criando uma rede mais extensa, ampliando o tempo de permanência e se mostrando autoridade no assunto. 

No caso de parcerias externas, é crucial que as empresas troquem a citação, para ter maior relevância para o Google.

Os profissionais que desejam aumentar o número de clientes do seu site devem considerar o uso desta estratégia de SEO, inclusive nas redes sociais, criando conteúdos com parcerias de outros criadores de conteúdos e páginas (para serem veiculados nas redes do e-commerce), principalmente porque atualmente é possível vincular os dois perfis nas publicações, sejam elas feitas no Instagram Ads ou não.

As plataformas Ads são utilizadas no processo criativo, pois tem um ótimo custo-benefício, funcionamento simples e intuitivo – além de oferecer diversas opções de formatos para os anúncios. 

  1. Otimização para o mobile

A otimização das páginas do e-commerce para os dispositivos móveis é muito importante para o sucesso do negócio.

Isso porque muitas pessoas acessam a internet pelos smartphones, e o Google dá prioridade às páginas que favorecem a boa experiência do cliente independentemente da tela que ele está acessando.

Por isso é necessário que o design das páginas seja responsivo para se adaptar aos formatos de tela dos dispositivos móveis, e pensar no mobile é tão importante quanto saber como funciona o Facebook Ads.

Considerações finais

Estas são apenas algumas das diversas estratégias de SEO que podem ser elaboradas para ter excelentes resultados para o e-commerce.

Um ponto interessante é que as estratégias conseguem atender a diferentes objetivos, como:

  • Aumentar a autoridade da marca;
  • Educar o mercado;
  • Gerar mais vendas;
  • Aumentar o tráfego orgânico;
  • Gerar mais leads (potenciais clientes);
  • Reduzir o CAC (Custo de Aquisição dos Clientes).

Estes são os principais objetivos que podem ser concretizados ao investir na implementação de estratégias de SEO no seu e-commerce.

Portanto, os investimentos em SEO para o seu negócio tem um papel muito importante para melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca, ter mais clientes, autoridade, vendas e, assim, conquistar o reconhecimento do público e do mercado.

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